Uroginecologia

A uroginecologia é uma especialidade destinada ao cuidado de mulheres que apresentem problemas urinários como incontinência e também daquelas que tem prolapsos genitais (herniações da vagina ou útero).

Estes distúrbios costumam atrapalhar muito o dia a dia das mulheres, principalmente as mais experientes, por impedirem de realizar algumas atividades, influenciarem no desempenho sexual e pela possibilidade de causar dor e infecções.

O acompanhamento uroginecológico tem inicio com a avaliação primária do distúrbio em consulta, e se necessário, o diagnóstico tem que ser complementado por exames específicos. O tipo de tratamento vai ser indicado de acordo com o diagnostico, gravidade, sintomas e comorbidades da paciente. Nem sempre é necessário um tratamento cirúrgico.

O tratamento conservador é indicado caso a caso, mas podemos dispor de práticas auxiliares como a fisioterapia pélvica, exercícios perineais, hábitos miccionais e de alimentação, exercícios físicos direcionados, perda de peso, laser vaginal, hormonioterapia tópica (menopausa), etc.

Infelizmente, esses distúrbios são causados pela fragilidade da musculatura perineal e pélvica, deslocamento dos órgãos pélvicos ou alterações neurológicas, e alguns dos fatores causais (idade, doenças crônicas, menopausa, etc.) não conseguem ser revertidos. Portanto, o acolhimento uroginecológico não consiste apenas de tratar momentaneamente o distúrbio, mas orientar formas de evitar uma rápida recivida da doença e manter um rotina preventiva.