Anticoncepção

Dra. Lilian Aragão


A paciente que deseja a anticoncepção, ou seja, formas de evitar a gravidez, dispõe atualmente de diversas opções e substâncias diferentes para realiza-la. Cada indivíduo tem necessidades, condições de saúde, composição corporal e hábitos diferentes, portanto, talvez o método anticoncepcional adequado para uma conhecida pode não ser o ideal para você.

Os métodos anticoncepcionais disponíveis e com segurança adequada são:

• Preservativo ou camisinha (masculina e feminina)
• Diafragma
• Anticoncepcionais orais
• Anticoncepcionais injetáveis (mensal ou trimestral)
• Anel vaginal
• Adesivo
• Dispositivo intrauterino (não hormonal e hormonal)
• Implante hormonal
• Laqueadura tubária

Há uma classe de métodos anticoncepcionais há longo prazo, conhecidos como LARCs, que são indicados para aquelas pacientes que não tem planos há curto prazo de gestação ou que não desejam mais gestar. Os métodos que fazem parte dessa classe são o DIU não hormonal, o DIU hormonal e o Implante hormonal.

A laqueadura tubária é o único método considerado definitivo. Pode ser realizada por via vaginal, laparoscopia, histeroscopia (Essure - em desuso) e laparotomia (corte como o da cesariana). Sabe-se que há métodos de reversão da laqueadura, mas os índices de sucesso são de aproximadamente 50%. Para opção deste método contraceptivo, há critérios e a mulher deve ter absoluta certeza desta escolha.

O índice de Pearl é um calculo utilizado para medir a eficácia dos métodos contraceptivos (quando utilizados corretamente). Segue abaixo tabela dos índices de Pearl dos métodos mais utilizados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):

Preservativo 2
Diafragma com espermicida 6
Anticoncepcional oral 0,3
Anticoncepcional injetável 0,3
Anel Vaginal 0,3
Adesivo 0,3
Implante hormonal 0,05
DIU não hormonal 0,6
DIU hormonal 0,2
Laqueadura tubária 0,5


Os resultados da ação contraceptiva dependem sempre, em qualquer método, do uso correto, da ausência de efeitos adversos e do comprometimento da paciente ao método.



Download: Termo de Consentimento - Diu

Download: Termo de Consentimento - Inplanom
Consultório:
Av. das Américas 3301 bloco 01 sala 209 - Barra da Tijuca - RJ
Tel.: 21.96783.0696
contato@dralilianaragao.com.br